segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aula 23 e 30 de agosto de 2011.


 Desvendando os Segredos da Psicanálise. 

A Psicanálise é uma teoria que tem por precursor o psicanalista alemão Sigmund Freud, nela é estudado o inconsciente e a forma com ele controla a reação de cada indivíduo. Em sua teoria, Freud destaca três níveis de consciência:
a)    Consciente – é o nível em que o indivíduo controla suas atitudes de maneira racional, ponderando entre a sua vontade e os valores éticos adquiridos em seu convívio social.
b)    Subconsciente – neste nível o indivíduo possui apenas as lembranças dos fatos vivenciados por ele e os impulsos naturais, também chamados de instintos.
c)    Inconsciente – nível estudado mais profundamente pela psicanálise, é onde ocorre o registro das frustrações, alegrias, prazeres e traumas sofridos ao longo da vida.
Com relação à personalidade, a psicanálise estabelece três elementos distintos no indivíduo:
a)    Id – componente biológico da personalidade, ele é responsável pólo desejo. Seu impulso é a satisfação de prazeres sem levar em conta as conseqüências.
b)    Ego – componente psicológico da personalidade, ele é responsável pelo equilíbrio entre os impulsos biológicos e a consciência moral. Direcionado pelo principio da realidade, é o mediador entre a vontade e a razão.
c)    Superego – componente social da personalidade, ele é responsável pela moral e pela valorização das atitudes éticas.
Os mecanismos de defesa são dispositivos utilizados pelo ego com o propósito de equilibrar o conflito entre id e superego. Esses mecanismos bloqueiam drasticamente os impulsos do superego, evitando o desequilíbrio emocional. Esses mecanismos de defesa trazem como princípios:
  • Racionalização – O indivíduo justifica suas atitudes através de respostas lógicas.
  • Identificação – o indivíduo vê em outra pessoa um modelo a ser seguido.
  • Repressão – o individuo recolhe-se em um mundo próprio, gerando um comportamento conhecido por depressão.
  • Negação – o indivíduo rejeita aceitar algo que o incomodado profundamente.
  • Formação reativa – o indivíduo passa a agir de forma contrária ao que realmente deseja (inversão do desejo real)
  • Projeção – o indivíduo coloca no outro seus próprios sentimentos, ideais e desejos.
  • Regressão – quando, em difícil realidade, o indivíduo retorna a atitudes anteriores.
  • Deslocamento – o indivíduo transfere a reação agressiva para pessoas que estão fora do conflito.
  • Introjeção – o indivíduo toma para si características de outras pessoas.
  • Sublimação – o indivíduo demonstra interesse por elementos que estão fora do conflito.
Em sua teoria, Freud identifica cinco fases psicosexuais do desenvolvimento:
a)    Fase oral – de 0 a 18 meses, nessa fase o indivíduo transmite sua libido para a região da boca. O que explica o fato das crianças dessa idade levar todos os objetos à boca.
b)      Fase anal – de 18 meses a 03 anos, nessa fase o indivíduo transmite sua libido para a região do ânus. O que explica a atitude de crianças que pegam e comem suas próprias fezes.
c)    Fase fálica – de 03 a 07 anos, nessa fase ocorre o complexo de Édipo onde o menino sente-se atraído pela mãe e a menina sente-se atraída pelo pai.
d)    Fase de latência – de 07 e 12 anos, nessa fase o indivíduo absorve do meio a sua fonte de libido. Durante esse período a criança tende a concentrar-se mais no aprendizado e no meio em que está inserido.
Fase genital – maiores de 12 anos, nessa fase o indivíduo sente-se atraído e transmite sua libido ao parceiro (a).

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