terça-feira, 30 de agosto de 2011

Behavorismo e Liderança

A teoria do behavorista é a área de pesquisa da psicologia que tem por objetivo o estudo do comportamento humano. O comportamento pode ser analisado de três maneiras diferentes; por meio do inatismo – é comportamento que o indivíduo já nasce com ele – empirismo – é quando o comportamento é aprendido através das experiências – ou interacionismo – faz uma relação entre o inatismo e o empirismo, nascendo entre as outras duas formas.
 Dentro da corrente behavorista existem duas unidades analíticas do comportamento humano: o condicionamento radical e o condicionamento operante. Sendo, através de análises experimentais; já o outro não é utilizado estímulos antecedentes observáveis, ou seja, parece ser espontâneo, respectivamente.  Uns dos principais pontos do comportamento humano é o estímulo que se dá através da repetição de fatos e por meio de apoio de possíveis líderes.
Fato este, observado no vídeo apresentado em sala de aula, que é parte do filme Desafiando Gigantes, que mostra como as pessoas são capazes de superar desafios quando não se impõe limites a si mesmos, vencendo obstáculos e servindo de espelho para os demais que convivem ao seu redor, mostra também como um líder deve comandar, não um líder que dá ordens, mas sim um líder que junto, pode fazer superar quaisquer que sejam as dificuldades de um determinado grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário